Lançado o Synfig 1.2

     Para quem deseja se aventurar no mundo da animação, e precisa de um bom  programa, e não quer gastar muito,  já está disponível a versão 1.0 do Synfig. O Synfig é um programa open source ou seja você pode baixar de graça,  e se quiser,  pode doar algum valor aos criadores  do programa e incentivar o seu desenvolvimento. Com esse programa é possível criar animações de alto nível e que não fica devendo em nada aos programas semelhantes.
      O synfig chegou na  versão  1.0, isso significa que atingiu maturidade, estabilidade e recursos e está confiável para carga de trabalho máxima, esta versão também   está com alguns pequenos arranjos na Interface do programa que agora apresenta tela única. Algumas  dicas ficam apenas  pra quem ainda não está familiarizado com o programa; Na hora de exportar a animação em vídeo (Ffmpeg), depois de configurar o codec, você vai clicar em renderizar  o Synfig fecha a janela o que normal, mas não apresenta uma ou a  típica  barra de status ou seja nenhuma indicação que a renderização começou, por isso fica a dúvida, será que o vídeo foi  gerado? Para saber somente indo até a pasta e ver se o arquivo com o nome escolhido está lá, ou está sendo gerado, geralmente quando animação está pronta vai aparecer uma pequena visualização com uma miniatura da animação, outra dica é ver se arquivo está mudando o seu tamanho, se tiver é um bom sinal que o Ffmpg está trabalhando, assim é só aguardar aparecer a miniatura do vídeo. Outra dica muito importante antes de gerar o vídeo não esqueça de trocar a extenção do nome que por padrão está em .PNG para --( .Mp4, para Mpeg4) ---- (.Ogg para Theora) ---- (.Flv para Flash). Conforme o codec escolhido ( prefira sempre que possível o Mp4 a 2000kbps ou mais ) esses três são mais atuais  os outros são mais antigos, e se você não mudar a extenção mesmo que você configure o codec de vídeo corretamente, o Synfig vai exportar apenas uma imagem em Png. Veja aqui um pequeno trecho de animação que estou fazendo, e se ainda quer a aprender mais, na aba Tutorial veja dois vídeos mostrando os primeiros passos no Synfig ou clicando aqui.
     Apesar de o Synfig Fazer desenhos vetoriais você também poderá usar o  Inkscape em conjunto com o Sinfyg , então a dica é combinar os dois para fazer a animação, as versões recentes do inkscape salvam no formato .sif, clique aqui para baixar o Synfig. Baixe a versão de desenvolvimento que está mais atualizada e agora possui a possibilidade de incluir som, ou visite o site: http://www.synfig.org/cms/  Clique aqui e baixe uma versão para seu sistema operacional http://www.synfig.org/cms/en/download/#dev , boa diversão, até mais.